Importação e Exportação

Importação

A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.

MODALIDADES DE IMPORTAÇÃO

PAGAMENTO ANTECIPADO

Considera-se pagamento antecipado de importação aquele efetuado com antecipação de até 180 dias da data prevista para o embarque ou a nacionalização da mercadoria.

PAGAMENTO A VISTA

Considera-se pagamento a vista de importação aquele efetuado mediante a comprovação do embarque da mercadoria.

PAGAMENTO A PRAZO

Considera-se pagamento a prazo de importação aquele em que o exportador define um prazo para que o importador efetue o pagamento das mercadorias, variando entre 30 e 360 dias após o embarque da mercadoria

EXPORTAÇÃO

Exportar refere-se a atividade comercial de venda de um produto ao exterior a fim de atender uma demanda internacional ou até mesmo buscar novos mercados.

TIPOS DE EXPORTAÇÃO:

EXPORTAÇÃO DIRETA

É a modalidade em que o produto a ser exportado é faturado pelo próprio produtor diretamente ao importador, ou seja, a venda é realizada diretamente ao cliente final.

MODALIDADES DE IMPORTAÇÃO

PAGAMENTO ANTECIPADO

Considera-se pagamento antecipado de exportação aquele efetuado com antecipação de até 360 dias da data prevista para o embarque da mercadoria ao exterior.

PAGAMENTO A VISTA

Considera-se pagamento a prazo de exportação aquele em que o exportador define um prazo para que o importador efetue o pagamento das mercadorias, variando entre 30 e 360 dias após o embarque da mercadoria.

EXPORTAÇÃO INDIRETA

A exportação indireta ocorre quando uma empresa adquire produtos de outra empresa com o objetivo de exportá-los. Nesta operação, a empresa produtora não precisa se preocupar com o transporte dos produtos para o destino final, nem com os demais processos envolvidos na exportação. A exportação indireta requer menor nível de conhecimento e envolvimento do produtor.

EXPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM

Ocorre quando a empresa não tem como atividade frequente a exportação de mercadorias, mas por alguma ocasião necessita cobrir uma demanda de alguma empresa no Exterior. Nesta modalidade a empresa se utiliza dos serviços de outra empresa que por sua vez exporta a mercadoria de terceiros obtém receita através da prestação de serviços faturada para o fornecedor das mercadorias.

A VIPs conta com uma equipe altamente qualificada e com vasta experiência de mercado para cuidar de todo o processo de pagamento de suas importações, bem como o recebimento de suas exportações.

Possui alguma duvida?

Fale com a Vip´s

Fale conosco